NOSSO TIME
Silvia Casa Nova é professora titular de contabilidade na Universidade de São Paulo (USP) e membro do corpo docente do Mestrado em Contabilidade da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), ambos no Brasil. É editora associada da Accounting Education, membro do Conselho Editorial Científico da RAE, da Organizações & Sociedade e da Revista Activos. Atua como revisora em conferências e revistas. Leciona desde 1992. Co-fundadora da Generas, graduou-se e desenvolveu um Pós-Doutorado em Pesquisa na EAESP-FGV. Ela obteve o título de mestre e doutora pela USP. Foi pesquisadora visitante na University of Minnesota, na Université Laval e no ISCTE-IUL. Suas áreas de pesquisa são empreendedorismo, gênero no ensino superior e educação contábil. Ela é mãe de José, Isabela e Gabriela e é a cuidadora de Café e Berenice. É apreciadora e colecionadora de cachaças.
Mulher, transgênera, paranaense, Contadora (CRC-PR 075306). Doutoranda em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Mestra em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação e graduada em Ciências Contábeis pela Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná (UNICENTRO) com mobilidade internacional em Gestão pela Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra (FEUC) em Portugal. Especialista nas áreas de Contabilidade; Gestão; Tecnologia e Educação. É pesquisadora e coordenadora adjunta do Laboratório de Estudos Críticos e Interpretativos em Contabilidade (LECIC) na Universidade Federal do Pará (UFPA). Pesquisadora do Núcleo FEA de Pesquisa e Extensão em Gênero, Raça e Sexualidade da Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuária da Universidade de São Paulo (FEA-USP) na linha de pesquisa sobre Inclusão e permanência de pessoas trans e travestis nas organizações. Participa do Núcleo de Ensino e Pesquisa em Administração e Contabilidade (NEPAC) no PPGCC-UFU. Foi coordenadora da Comissão de Diversidade, Equidade e Inclusão do Conselho Regional de Contabilidade do Rio Grande do Norte (CRC-RN) (2022) e membra da Comissão de Diversidade e Inclusão Profissional do Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CRC-PR 2022/2023).
Doutora pelo Programa de Pós-graduação em Controladoria e Contabilidade da Faculdade de Economia e Administração da Universidade de São Paulo, foi a primeira doutora negra formada nesse programa e inaugurou a pesquisa sobre a presença das mulheres negras na contabilidade. Possui graduação em Administração pela Universidade Estadual de Feira de Santana e Mestrado em Cultura, Memória e Desenvolvimento Regional pela Universidade do Estado da Bahia. Atualmente é Assessora Especial de Políticas Afirmativas, Analista Universitária e Professora Adjunta da Universidade Estadual de Feira de Santana. É também Professora Assistente e Membro do Núcleo Docente Estruturante do curso de Administração da Faculdade Anísio Teixeira. Foi co-fundadora e é pesquisadora do Núcleo de FEA de Pesquisa e e Extensão em gênero, raça e sexualidade, GENERAS. É ainda pesquisadora associada do Núcleo de Estudos Interdisciplinares sobre a Mulher (NEIM) da Universidade Federal da Bahia, na Linha de pesquisa: Gênero, Ciência e Educação. É mãe de Faizah.
Pós-Doutora pela Faculdade de Economia, Administração e Ciências Contábeis da Universidade de São Paulo e a sua pesquisa analisou os desafios que as mulheres negras encontram no mercado de trabalho. Foi coordenadora de cursos de Pós-Graduação Lato Sensu na Universidade Presbiteriana Mackenzie, onde atualmente leciona e orienta pesquisas sobre Diversidade Racial nas Organizações. É Presidente do Geledés – Instituto da Mulher Negra, Vice-Presidente no Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo, onde é responsável pela organização dos eventos referentes a Década Internacional de Afrodescendentes (2015-2024) ONU-Resolução 68/237. É pesquisadora no Centro de Estudos Internacionais do Instituto Universitário de Lisboa (Portugal) e consultora de Diversidade e Inclusão nas Organizações. Tem atuado na área de formação de professores, letramento sobre questões raciais e orientação para a aplicação da lei 10.639/2003. É autora de livros e capítulos sobre a história e a cultura da população negra, tendo participado do Conselho do Museu Afro Brasil Organização Social de Cultura. Foi coordenadora de curso de graduação sobre História da África e em 2019 escreveu o capítulo intitulado: Africa in Brazil: Slavery, Integration, Exclusion do livro: Brazil-Africa: Relations Historical Dimensions and Contemporary Engagements, publicado pela Editora James Currey no Reino Unido. É integrante do Núcleo África do Centro Brasileiro de Relações Internacionais (CEBRI).
Graduada em Contabilidade e Mestranda em Controladoria e Contabilidade pela Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuária da Universidade de São Paulo (FEA-USP). Membra da coordenação técnica e de iniciativas acadêmicas do GENERAS-USP. Como pesquisadora é dedicada a compreender e aprimorar as formas de relatar, considerar e englobar aspectos sociais e de diversidade nas demonstrações contábeis e relatórios corporativos. Aprecia a arte em todos os seus desdobramentos e se arrisca no design gráfico e no audiovisual.
Graduada em Administração pela Faculdade de Ciências Aplicadas da UNICAMP. entusiasta na compreensão do empoderamento das mulheres ao longo das mudanças políticas, sociais e econômicas. É pesquisadora associada e coordenadora do GENERAS – Núcleo FEA de Pesquisa e Extensão em Gênero, Raça e Sexualidade realizando pesquisa com mulheres refugiadas e suas trajetórias empreendora, durante a coleta de dados foi pesquisadora visitante na Universidade de Minnesota, nos Estados Unidos, onde entrevistou mulheres Somali que se reestabeleceram nos EUA. Têm interesses de pesquisas que envolvem discussões de independência financeira, gênero e comida como ato político e cultural. Durante a graduação atuou em organizações estudantis como a AIESEC, a Frente feminista, o Centro de Voluntariado Universitário e a Share. Atuou como estágiária na Ouvidoria da UNICAMP e em multinacionais como a Faurecia Clean Mobility, Dell technologies e na Mitsubishi FUSO, este último estágio realizado no Japão.
Bacharela em Economia pela USP, com trabalho de conclusão de curso intitulado “Feminização da pobreza e terceirização: diferencial de gênero da mão de obra terceirizada feminina no Brasil”, certificada em Finanças e atua na análise e concessão de crédito.
Caminhante entre o mundo das finanças, educação e diversidade, atuante na coordenação técnica e de iniciativas sociais do GENERAS USP (Núcleo FEA de Estudos em Gênero, Raça e Sexualidade) e agente de diversidade, equidade e inclusão no Banco De Lage Landen. Acredito que iniciativa é movimento e coletivo e que a cogestão e coconstrução de projetos nos leva a lugares inimagináveis e gigantes.
Camilla Nganga é professora Adjunta da Faculdade de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Uberlândia (FACIC/UFU). É doutora em Contabilidade (2019) pela Universidade de São Paulo (USP) – Faculdade de Economia Administração e Contabilidade (FEA). Atua como coordenadora do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros da Universidade Federal de Uberlândia (NEAB/UFU). É pesquisadora associada do Núcleo FEA-USP de Pesquisa em Gênero, Raça e Sexualidade (GENERAS/FEA/USP), e do Núcleo de Ensino e Pesquisa em Administração e Contabilidade (NEPAC/FACIC/UFU). É coordenadora do “Produção acadêmica em tempos de ensino remoto: Desenvolvendo habilidades da escrita em estudantes cotistas negros e indígenas na área de negócios”. Foi pesquisadora visitante do Department of Organizational Leadership, Policy, and Development (OLPD), do College of Education and Human Development (CEHD) da University of Minnesota (UMN), Minneapolis, Estados Unidos. Tem interesse nos seguintes temas de pesquisa: Diversidade na Educação Superior, Educação e Pesquisa em Contabilidade, Formação Docente.
Trans não-binárie, Autista. Pós-graduande em MBA em Gestão de Pessoas pela Universidade de São Paulo (USP-Esalq). Possui MBA em Gestão de Pessoas e Liderança. É especialista em Antropologia; Psicanálise Clínica; Psicologia: Orientação Vocacional/Profissional e Terapia Cognitivo Comportamental de Alta Performance. Graduade em Gestão de Recursos Humanos; Administração; e Ciências Contábeis. Pesquisadore no Núcleo FEA de Pesquisa e Extensão em Gênero, Raça e Sexualidade (GENERAS-USP). Pesquisa sobre Diversidade, Alteridade e Inclusão do Laboratório de Estudos Críticos e Interpretativos em Contabilidade (LECIC) da Universidade Federal do Pará (UFPA). Autore dos livros (Trans)formando Vidas: uma discussão sobre diversidade em organizações contábeis; e Guia da Diversidade LGBTQIAP+ para Profissionais da Contabilidade. Articulista no Portal Contábeis (o maior veículo de comunicação da Internet no meio contábil). Avaliadore de periódicos científicos nacionais e internacionais.
Fabian Algarte, 49 anos, tio de 6 sobrinhos, pai de 4 cachorros, cursou psicologia, física e ciências contábeis. Atua na área de contabilidade processual trabalhista. É coordenador nacional do Instituto Brasileiro de Transmasculinidades, coordenador nacional da área de transmasculinidades da Aliança Nacional LGBTI+, membro do comitê de diversidade e inclusão do Conselho Regional de Contabilidade do Paraná e atualmente representa o IBRAT no Conselho Nacional dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+.
Doutora (2018) e Mestre (2013) em Administração pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e Bacharel em Ciências Contábeis (2005) pela mesma Universidade, participa do Núcleo de Estudos Avançados do Terceiro Setor (NEATS); Núcleo de Estudos do Futuro (NEF) e Núcleo FEA-USP de Pesquisa em Gênero, Raça e Sexualidade (GENERAS). Na carreira acadêmica é docente, pesquisadora, coordenadora e gestora de projetos acadêmicos no Eixo Gestão e Negócios na Unidade de Ensino Superior (CESU) no Centro Paula Souza, orientadora de monografia de pós-graduação no Programa de Estudos em Gestão de Pessoas (PROGEP) na Fundação Instituto de Administração (FIA-USP), na Universidade São Judas Tadeu leciona no MBA de Gestão Estratégica de Pessoas. Tem experiência na área contábil, com ênfase em controladoria, finanças, Normas Internacionais de Contabilidade (IFRS), e processos de controle interno e auditoria desenvolvendo-se em vários segmentos de mercado em organizações multinacionais, participando de aplicação e desenvolvimento dos CPC’s (IFRS) reuniões e treinamentos, além de atuar como Consultora Contábil e para o Mercado Financeiro em organizações e pessoas físicas. Na área científica realiza pesquisa e aprofundamento em metodologias ativas no processo de ensino-aprendizagem, gênero, nas área de contabilidade societária, aplicada ao IFRS (International Financial Reporting Standards), educação contábil e financeira, ambiente corporativo, auditoria, mercado financeiro, em organizações do terceiro setor, governança corporativa, competências sustentáveis e inovação para a sustentabilidade.
Doutorando em Contabilidade e Controladoria pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA/USP). Mestre em Ciências Contábeis e Financeiras pela Pontifícia Universidade de São Paulo (PUC-SP). Graduação em Ciências Contábeis e em Administração de Empresas. Auditor independente, consultor, parecerista, pesquisador e professor na área contábil. Especialista em IFRS. Tem interesse nos seguintes temas de pesquisa: diversidade e inclusão em firmas de auditoria e IFRS. Pai de Lorenna e esposo de Ludmilla. Maratonista aquático amador, concluiu a 50a. Maratona Aquática 14 Bis após nadar 24km em 7 horas e 17 minutos.
Bacharel em Administração de Empresas pela ESPM e bacharel em Ciências Contábeis pela Faculdade Trevisan. Mestra em Ciências pelo Programa Pós-Graduação em Contabilidade e Controladoria (PPGCC) na FEA-USP. Foi auditora externa na Deloitte Touche Tohmatsu, migrando internamente para a área de consultoria técnica e suporte para ofertas iniciais públicas de ações (Initial Public Offering – IPOs). Na Siemens foi responsável pela gestão financeira, na função de CFO (Chief Financial Officer) de uma divisão de energia fóssil, coordenadora da equipe de gerentes comerciais de projetos e multiplicadora interna de conhecimentos financeiros e contábeis. Hoje atua como professora de Gestão no IFSP, Contabilidade e Controladoria na Graduação da Fipecafi e diversos programas de pós-graduação.
Sou estudante de Direito na Universidade de São Paulo (USP), onde faço parte de diversos grupos de pesquisa e extensão. Integro o Generas, um núcleo da FEA-USP que promove estudos e reflexões sobre gênero, raça e sexualidade. Também participo do GDUCC, um grupo de diálogo entre a universidade, o cárcere e a comunidade, que busca reduzir as barreiras sociais e políticas entre esses setores. Além disso, faço parte do Núcleo de Direito e Democracia do Cebrap, que investiga a tradição da Teoria Crítica e seus problemas no contexto atual.